Funcionários do Hospital

Orientações

SAIBA COMO SE PREPARAR PARA uma Cirurgia Segura

grafismos.png
dr-isaac-walker.png

Perguntas frequentes

Exames pré-operatórios


A lista de exames pré-operatórios vai depender do tipo de cirurgia a ser realizada, da idade e das comorbidades (doenças associadas ao problema atual) do(a) paciente. Veja abaixo, em downloads, a lista de alguns exames relacionados por tipo de cirurgia.




Consulta pré-anestésica


Para a realização de uma cirurgia segura é fundamental realizar um pré-operatório adequado. A consulta com anestesista é também chamada de consulta pré-anestésica e consiste de uma avaliação clínica e especializada realizada em clínica de saúde, antes da realização de sua anestesia, para todos os procedimentos marcados de forma programada. O médico anestesiologista conversa de forma clara com o paciente e seus familiares sobre detalhes de suas condições clínicas, físicas e psicológicas. Além disso, explica todas as informações sobre a doença principal e se suas doenças associadas, alergias, a manutenção ou não de medicamentos. É uma oportunidade para esclarecer dúvidas sobre as técnicas anestésicas e qual a cirurgia ou exame o paciente será submetido.




Antes do procedimento cirúrgico


Jejum Pré-operatório:

  1. Água, chá e líquido sem resíduos: Mínimo de 2 horas antes do horário previsto para cirurgia ou exame;
  2. Leite de vaca e sólidos: Mínimo de 8 horas antes do horário previsto para cirurgia ou exame;​​
Remover próteses dentárias móveis como: dentaduras, pivôs e pontes; No dia da cirurgia, não utilizar cosméticos (baton, base, esmalte, pintura facial) ou acessórios (óculos, lentes de contato, brincos, colares, anéis, relógios, pulseiras, piercings e outros adornos); Evitar o consumo de bebidas alcoólicas pelo menos por 24 horas e o uso de fumo pelo menos 3 dias antes da intervenção cirúrgica. Medicamentos Alguns medicamentos deverão ser suspensos na véspera ou alguns dias antes da sua cirurgia. Outros devem ser mantidos para sua segurança. Faremos uma checagem e orientação adequadas. ​​ ​Leia atentamente o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Esse documento descreve detalhes da sua internação, técnicas anestésicas e principais eventos que podem ocorrer, apesar de todo processo de segurança e cuidado. Ele serve para que o paciente ou seu responsável esteja ciente e autorize a anestesia proposta.




Como marcar sua consulta com o anestesista?


Uma vez definida a necessidade de cirurgia com seu cirurgião, você deve marcar sua consulta anestésica. Caso a equipe cirúrgica tenha solicitado exames pré-operatórios, você deve fazê-los e trazer no dia da consulta. A validade deles depende da sua condição clínica, tipo da cirurgia e condições que o anestesiologista poderá avaliar. A avaliação cardiológica é necessária para um grupo específico de pacientes.




Locais para a realização da consulta pré-anestésica:


Clínica Digestiva l Telefones: 27-3063-9400 | 27-3376-6164 | WhatsApp: 27-99506-3805 l www.digestivaclinica.com.br/ Rede Meridional l Telefone: 27-3346-2010 l www.redemeridional.com.br Qualis - Serviços em Anestesiologia l WhatsApp: 27-99873-2839 l www.anestesiaqualis.com.br/ Dr Pablo Braga Gusman l WhatsApp: 27-99696-7918 l www.consulteoanestesista.com.br Saiba mais sobre Teleconsulta




Retorno para revisão cirúrgica


Após a alta do hospital, o paciente receberá todas as orientações para o retorno no consultório. Este retorno normalmente varia entre 7 a 10 dias. O local de retorno será de preferência no local onde passou em consulta antes da cirurgia. Entretanto, em caso de dúvidas quanto a evolução no pós-operatório, deverá entrar em contato com a equipe para esclarecimento e orientação.





Recepção na clínica

Downloads

Protocolo Bariátrica Unimed Vitória

Veja aqui mais documentos para download